terça-feira, 31 de julho de 2012

Calculo de Rotação(RPM) e Diâmetro de Polias.

 Como calcular a Rotação(RPM)  ou Diâmetro de Polias. Uma formula simples e facil de se aplicar na pratica, *afinal esse  é o proposito do blog*.


D x N = d x n

  • = Diâmetro Motora
  • = Rotação Motora
  • = Diâmetro Movida
  • = Rotação Movida



 Diametro da polia motora x Rotação do motor = Diametro da polia movida x Velocidade final.
Seguiremos o exemplo da figura acima. 
D x N = d x ?
200 x 600 = 60 x ?
120000 = 60 x ?
120000 / 60 = ?
2000 = ?
 Ou seja, Diâmetro da polia motora(200) x Rotação do Motor (600) e igual a 
Diâmetro da polia movida (60) x Rotação final (?)
multiplicando 200 por 600 temos 120`000
Usando regras basicas da matemática temos
120`000 Dividido por 60. o resultado e a rotação final 2000 RPM.
 Na pratica  a ordem nao altera o resultado desde que se ultilize a formula
 DxN=dxn






Bom è isto, qualquer Duvida  ou opinião ate mesmo critica Comente ai que terei o maior prazer em ajudar. 


8 comentários:

  1. Olá amigo, sou leigo no assunto tenho um gerador que precisa trabalhar com rotação de 1800rpm para tocar um gerador que precisa trabalhar na rotação de 3500 para gerar energia corretamente( tensão, frequencia...).Terei que usar polias para que ambos trabalhem com as respectivas rotações que citei. Voce pode me ajudar a fazer esse calculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amigo, eu preciso saber qual a rotação do seu motor. E preciso saber também qual o diâmetro da polia motriz que gira o motor. Ou seja da polia principal. Com esses dois valores, da pra calcular frequência, diâmetro, rotação, velocidade angular, torque, força, velocidade linear tudo isso da polia secundária. Entende? Me de mais valores que eu dou a melhor medida para a polia e as demais grandezas físicas.

      Excluir
  2. Sensacional! Me ajudou muito! Estou às vesperas da prova de fisica aqui na faculdade da engenharia e me faltava saber a formula para calcular a rotação da polia secundária! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá gostei bastante de seu trabalho, mais gostaria de uma ajuda se possível. Como se calcula a seguinte questão Deseja-se construir um robô com velocidade máxima de 31,4 cm/s. este robô é composto por dois motores com caixa de redução em uma configuração de acionamento diferencial. Nessa configuração, cada motor aciona uma roda e seus eixos são alinhados. Limitações de projeto exigem que o diâmetro das rodas seja 5 cm. calcule aproximadamente as rotações por minuto.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todo, possuo um torno mecânico e a velocidade max dele e 900 RPM so que ele esta sem as 2 polias a do motor e a do torno. O motor e de 1.3 kw por 1400 RPM, qual a medida das polias que poderiam ser usadas? Agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode me ajudar no calcula para saber qual o tamanho idéal de uma roda dagua e a polia movida e motora para o alterador que necessita de 1800rpm ou superior ? a roda será movida com agua em cano de 100mm!

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo e quando o enunciado do problema não da o diâmetro da polia movida ? Como eu acho esse diâmetro

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber para um motor 1750rpm rodar em 15 rpm qual o tamanho polias

    ResponderExcluir